Saṃyutta Nikāya 22.128
Samudayadhamma (tatiya) Sutta
Origem
Certa ocasião o venerável Sariputta e o venerável Mahakotthita estavam em Benares, no parque do Gamo em Isipatana. Então ao anoitecer o venerável Mahakotthita saiu do seu isolamento e foi até o venerável Sariputta … e disse:
“Amigo Sariputta, dizem, ‘verdadeiro conhecimento, verdadeiro conhecimento. O que então amigo, é o verdadeiro conhecimento e de que modo alguém alcança o verdadeiro conhecimento?”
“Aqui, o nobre discípulo bem instruído compreende a forma sujeita ao surgimento tal qual na verdade ela é: ‘A forma está sujeita ao surgimento.’ Ele compreende a forma sujeita à cessação tal qual na verdade ela é: ‘A forma está sujeita à cessação.’ Ele compreende a forma sujeita ao surgimento e cessação tal qual na verdade ela é: ‘A forma está sujeita ao surgimento e cessação.’ Ele compreende a sensação … percepção … formações volitivas … consciência sujeita ao surgimento … sujeita à cessação … sujeita ao surgimento e cessação tal qual na verdade ela é: ‘A consciência está sujeita ao surgimento e cessação.’
“Isso é chamado o verdadeiro conhecimento, e desse modo alguém alcança o verdadeiro conhecimento.”